21 de agosto de 2012

"Dirty Dancing" celebra 25 anos como um clássico dos anos 80



Dirty Dancing – Ritmo Quente” é um dos filmes de sucesso da década de 1980. Lançado em 21 de agosto de 1987, nos Estados Unidos, o longa só chegou ao Brasil em setembro do mesmo ano e, nesta terça-feira, 21, comemora 25 anos. Com uma trilha sonora marcante, o filme foi alvo de críticas por abordar temas como o aborto.

O filme se passa no ano de 1963 e conta a história de Frances Houseman (Jennifer Grey), a “Baby”, que se apaixona pelo professor da dança Johnny Castle (Patrick Swayze), durante uma viagem de férias para um resort junto com a família. Quando Penny Johnson (Cynthia Rhodes), a parceira de dança de Johnny, fica grávida por ter se envolvido com Robbie Gould (Max Cantor), um dos garçons, Baby se oferece para aprender a dançar e substituir Penny, mas o pai de Baby é contra o envolvimento da filha com a dança e com o professor. Baby, por sua vez, é uma garota à frente de seu tempo e se aventura pelas aulas de dança mesmo com a proibição do pai. Além disso, financia o aborto de Penny.
No período do lançamento do filme, o aborto havia sido recém-liberado em algumas cidades americanas, na década de 1970, e por isso, o filme teve cenas cortadas em algumas exibições. Além disso, o roteiro foi negado por alguns estúdios. 

Ao canal CNN, durante entrevista, Jennifer Grey relembrou a época em que atuou em Dirty Dancing, quando tinha 27 anos. "Esse longa mostra o amadurecimento da personagem e a forma alegre como ela vive a vida. Acho que isso é contagiante, e o principal motivo de o filme ainda fazer sucesso depois de 25 anos. As pessoas se identificam com ela", destaca.

Patrick Swayze e Jennifer Grey foram indicados ao Globo de Ouro, em 1988, nas categorias de melhor ator e melhor atriz.

Trilha Sonora
As músicas que compõem a trilha sonora de Dirty Dancing tornaram-se sucessos da década de 1980. Um dos destaques principais foi para o hit “She’s Like the Wind”, cantada pelo próprio Patrick Swayze. 


A canção tema do filme "(I’ve Had) The Time of My Life" foi gravada por Bill Medley e Jennifer Warnes, e faz parte do encerramento do filme. A música rendeu ao filme a indicação e premiação no Globo de Ouro e no Oscar, em 1988, na categoria de melhor canção original, além da indicação ao Grammy, por melhor canção escrita para cinema ou televisão.



Fonte: OPovo

Com toda certeza um dos filmes mais românticos dos anos 80. Principalmente para quem curte um romance... rsrs sou suspeita de falar rsrs.

Por Renata Oliveira

3 comentários:

  1. ainda não assisti...

    e olha que gosto dos filmes musicais dos anos 80... :)

    ResponderExcluir
  2. Romantico mesmo...esse ato era o da vez nessa epoca....obrgada pelo cometario no me blog...to segind oseu se puder seguir o meu tb!!!

    Bjsss =]

    ResponderExcluir
  3. já assisti...muito esse filme...pela sessão da tarde....eee....

    ResponderExcluir