20 de dezembro de 2011

Retrospectiva tecnológica 2011

Foi um ano de revoluções, de fato, no mundo tecnológico também. Um dos maiores gênios da tecnologia moderna nos deixou, após longa batalha contra um câncer no pâncreas
A relação entre os fatos políticos narrados e as mudanças no setor tecnológico só exemplificam o quanto 2011 foi um ano, no mínimo, interessante – e o quanto isso pode pavimentar o caminho para ainda mais acontecimentos relevantes em 2012.

A seguir, você confere uma retrospectiva do ano que revolucionou a tecnologia mundial.



Redes Sociais



As redes sociais ganharam muito destaque no mundo da tecnologia em 2011. Todos os dias alguma notícia era anunciada sobre Twitter, Facebook, Orkut, LindedIn ou Google+. Um dos fatos que mais chamaram atenção foi o lançamento da rede social do Google mas que não chegou a ameaçar o Facebook.


Revoluções e Movimentos do ano
 
As redes sociais, foram importantes ferramentas no início de revoluções e movimentos que aconteceram em 2011. A começar pela "Primavera Árabe", que se aproveitou do Twitter e Facebook para iniciar uma onda de revoltas em países dominados pela ditadura como Líbia, Síria, Egito, Tunísia e Argélia. Além disso, o ano também foi marcado pelos movimentos anônimos de grupos de hackers, que atacaram site do governo de diversos países como forma de protesto. 

O Wikileaks também esteve no epicentro desses movimentos, publicando documentos sigilosos de diversos governos e desmascarando corrupções e crimes no mundo todo. Na mesma linha, o Occupy Wall Street e Occupy Londres reuniram, com a ajuda da internet, centenas de pessoas em protestos contra a influência empresarial na sociedade e nos governos, além do anticapitalismo.

Smarthphones


Esse ano diversas fabricantes apostaram alto em smartphones e lançaram modelos cheios de novidades. Enquanto o iPhone 4S trouxe o assistente pessoal inteligente, Siri, o Galaxy S II chegou com uma tela de LCD de 4.3 polegadas e suporte a rede 4G. Já o Galaxy Nexus inaugurou a versão do Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) e tela ainda maior: 4,65 polegadas. Enquanto isso, o Xperia Play atraiu gamers do mundo todo com uma mistura de celular e console, e o Motorola Droid Razr se dedicou a ser um dos mais finos da categoria com 7,1 mm e tela impermeável.

A Nokia e a HTC lançaram modelos com o novíssimo Windows Phone Mango. O Lumia 800, da fabricante finlandesa apostou em uma câmera de 8 megapixels com lentes Carl Zeiss e o HTC Ultimate chegou com uma tela bem grande de 4,7 polegadas e um preço mais acessível.

Aplicativos
 
O Instagram, que apesar de ter sido desenvolvido em outubro de 2010, virou febre entre os usuários de iOS somente esse ano. O app de compartilhamento de fotos com filtros diferentes já possui cerca de 50 milhões de usuários.
Além disso, os apps de SMS gratuitos como WhatsApp e PingChat também se tornaram, praticamente, obrigatórios no smartphone. Assim como o Viber, que faz ligações gratuitas usando a internet. Outros aplicativos que merecem destaque são os leitores de QR Code


Games


Batman retornou aos video games com Arkham City, situado em ambiente de mundo aberto e diversas missões extras. Call of Duty fez jus à fama com Modern Warfare 3, o qual já passou da marca de US$ 1 bilhão de dólares em venda, mas é seguido logo atrás pelo seu maior concorrente: Battlefield 3, com seu modo online inovador.
FIFA 12 mais uma vez leva a coroa dos futebolistas dos games.Nesta categoria em que competem vários gêneros, o título da Electronic Arts tem por competição ninguém menos que Dead Island, Uncharted 3: Drake’s Deception e Portal 2.


Sistemas Operacionais para Desktops
 

Esse ano houve mudanças significativas nesse mundo, O Ubuntu caiu da 2a. para a 4a. posição entre as distribuições Linux em menos de um ano, ficando atrás do líder Mint, do Fedora e do openSUSE.

O mercado de desktops também ganhou um novo concorrente: o Chrome OS, sistema do Google, que promete abalar os softwares já estabelecidos. Além disso, a Microsoft, líder absoluta, lançou o Windows 8 com uma interface bastante diferente da anterior e a Apple também apostou em mudanças radicais no Mac OSX Lion.

Produtos Lançados
 
Em 2011, além de muitas opções no mercado de mobilidade, ainda tivemos novidades nas TVs, notebooks e console. O Nintendo 3DS chegou ao Brasil  inovando o mercado de games. Na mesma linha, o Xperia Play, smartphone da Sony Ericsson, misturou celular a um videogame portátil. 
As imagens 3D também invadiram as telas de notebooks de fabricantes como Asus e Toshiba. Além disso, a Intel lançou uma nova categoria de computadores portáteis mais finos, ágeis e baratos: os Ultrabooks.



No mundo dos tablets foi lançamento atrás de lançamento. Neste ano, o iPad 2 deu as caras por aqui e o Playbook da RIM, fabricante do BlackBerry, também foi apresentado no mundo todo. Já o Galaxy Tab inaugurou três tamanhos de telas diferentes - 10.1, 7.7 e 7.0 polegadas -, e a Amazon surpreendeu a todos com a segunda geração do Kindle e o Kindle Fire, ambos com preços bem acessíveis.

As dezenas de Smart TVs também não podem ficar de fora, afinal, praticamente todas as maiores fabricantes apostaram na ideia.

Para você qual fato mais marcou o mundo tecnológico em 2011?

Por:Ricardo Madruga

5 comentários:

  1. Gostei bastante do Blog...

    Estou seguindo..



    http://www.skinnysfromhell.co.cc

    ResponderExcluir
  2. Engraçado parar pra pensar que todas essas inovações são tão recentes e que tantas dessas coisas vão ficar obsoletas em pouco tempo

    ResponderExcluir
  3. Realmente, as revoluções tecnológicas foram diversas. A tendência é que isso aumente ainda mais no próximo ano.
    Acho que, apesar de tantas coisas maravilhosas que a tecnologia nos proporcionou este ano, o fato mais marcante foi a morte de Steve Jobs.

    ResponderExcluir
  4. Boa matéria, sem dúvida os movimentos sociais, que afinal tiveram muitos. A Tecnologia tende a cada dia melhorar mesmo e isso é tão bom quanto ruim, pois nas mãos erradas esses aparelhos são algo perigoso.
    Continue assim abraços.
    http://wwwmundofantasticogaby.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Quanta coisa! Fica até difícil dizer o que marcou mais, mas na minha opinião, acredito que os aplicativos e os produtos lançados (no caso o Ipad2) fizeram toda a diferença nesse ano um tanto quanto tecnológico. O que será que vai marcar em 2012? Tenho até medo do que pode surgir.

    Beijos, até mais!

    ResponderExcluir