29 de agosto de 2011

História do Judô

 O Brasil tem tradição no Judô, todo ano forma-se vários atletas de ponta e campeões mas muita gente não sabe a origem desse esporte tão praticado em todo o mundo. 

http://cdn1.mundodastribos.com/242848-Jud%C3%B42.jpg

Judô  (柔道 juu dou - "caminho suave" ou "caminho da suavidade", é um desporto praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em 1882 . Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/45/Judo.svg/210px-Judo.svg.png


O judô foi considerado desporto oficial no Japão nos finais do século XIX e a polícia nipônica introduziu-o nos seus treinos. O primeiro clube judoca na Europa foi o londrino Budokway (1918).
Kano na adolescência se sentia inferiorizado sempre que precisava desprender muita energia física para resolver um problema, resolveu modificar o tradicional jujutsu.
Ele Procurou demonstrar que o jujutsu aprimorado, além de sua utilização para defesa pessoal, poderia oferecer aos praticantes, extraordinárias oportunidades no sentido de serem superadas as próprias limitações do ser humano. 

http://www.judokaamartialarts.ca/wp-content/uploads/2011/08/Jigoro-Kano-judo1.jpg


 Para Kano  uma atividade física deveria servir, em primeiro lugar, para a educação global dos praticantes. Os cultores profissionais do jujutsu não aceitavam tal concepção. Para eles, o verdadeiro espírito do jujutsu era o shin-ken-shobu (vencer ou morrer, lutar até a morte).   
 Assim Jigoro Kano  idealizou o novo jujutsu, diferente, mais completo, mais eficaz, muito mais objetivo e racional, denominado judô                             
Em fevereiro de 1882, no templo de Eishoji de Kita Inaritcho, bairro de Shimoya em Tóquio, Jigoro Kano inaugura sua primeira escola de Judô, denominada Kodokan (Instituto do Caminho da Fraternidade), já que "Ko" significa fraternidade, irmandade; "Do" significa caminho, via; e "Kan", instituto.
 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgGVls6ClLd3s2yvBb8UTwoUXrlM9pqqHJFYP7prEo5C5SB44Nh7YNTyD75q3G7efyLwgNj60RACwxySM92eoJN3threwUEX8DRJt1DsgVcRTyxWACr0tysnkO8pxkGhFEJpbt-aDagCnM5/s200/kodokan_training.jpg

A vestimenta utilizada nessa modalidade é o keikogi (kimono), que no judô recebe o nome de judogi e que, com o cinturão, forma o equipamento necessário à sua prática.


http://tiendamarcial.com/shop/bmz_cache/3/353d2aa0e7e13272ee8d863be38bd967.image.200x200.jpg 

Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos, o judô teve um aumento significativo no número de praticantes.

Fonte:Wikipédia


Por:Ricardo Madruga

3 comentários:

  1. bem bacana o informativo =D

    sabia quase nada do judô \o/

    www.foiporquerer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post.. Interessante, adorei saber mais sobre o judô!
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir