7 de julho de 2011

Vinhos e queijos: combinação requer harmonia de gostos

Com as temperaturas caindo em todo o Estado, nada melhor do que preparar pratos que ajudem a aquecer o corpo. O vinho é uma opção de companhia quando o assunto é queijo, massa e fondue. Mas como harmonizar o vinho com os vários tipos de queijos? Quem responde a esta pergunta é o enólogo Diogo Wendling. De acordo com ele, a regra básica é escolher o queijo e depois o vinho. “Podemos dizer que quanto mais forte o queijo, mais forte deve ser o sabor do vinho”. Os queijos mais aromáticos, como Brie ou Camembert, combinam perfeitamente com vinhos menos encorpados. A regra de combinação é valida para todas as refeições. Por exemplo, o vinho vai harmonizar com o tipo de molho servido junto com uma massa. “Molhos brancos e leves devem combinar com vinho branco. Se o molho for vermelho, o vinho deve ter um pouco mais de acidez explica Diogo.
A novidade fica por conta da feijoada. “O vinho espumante vai muito bem com a nossa tradicional feijoada. Na verdade, o champanhe pode ser servido com todas as comidas. É a única bebida que vai bem com tudo, porque contém moléculas de gás carbônico que limpam o paladar e ajudam na digestão”, revela.

Fonte: Correio do Estado
Por Renata Oliveira

4 comentários:

  1. Nunca bebi vinho!! Não sou muito fã dessas paradas não!! Nem ice,nada..>!!! Queijos eu adoro...vlwlwlw

    ResponderExcluir
  2. eu não adoro queijo....hehe...
    abraços meu!

    ResponderExcluir
  3. Era so escutar e falar..se gosto ou nao!!!!

    ResponderExcluir
  4. sua postagem me deixou com vontade de comer queijo :(
    fui perguntar a minha mãe se tinha e já acabou :(
    ashaushaushu
    triste fim =/
    adoro o blog de vocÊs!



    \tô aki retribuindo comentário, mto obrigada, pessoas como vc, são a essÊncia para a existência do meu blog



    [b]quer ganhar um seguidor?
    me segue, que eu te sigo!
    http://diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com/

    ResponderExcluir